EIXOS TEMÁTICOS
EIXO 1
As ciências do Homem entre a criança e o menor
Este eixo temático procura agregar trabalhos que discorram sobre as trajetórias históricas das distintas formas pelas quais “crianças”, “menores”, ”jovens”, “adolescentes” e categorias subjetivas correlatas foram apropriadas e tematizadas pelos saberes psi. Contempla ainda trabalhos que situam a infância na interseção entre os saberes psi e a educação, a higiene, a assistência, a saúde e a justiça.
EIXO 2
Insanidade, desvio, loucura
Este eixo temático procura agregar trabalhos que versem sobre a inter-relação dos saberes psi e a loucura, em suas diversas concepções históricas e culturais. Situam-se neste eixo reflexões historiográficas sobre o internamento dos loucos (e sua desinstitucionalização), a patologização ou criminalização dos comportamentos anti-hegemônicos e das classes subalternas, bem como os diferentes dispositivos conceituais e institucionais que foram historicamente engendrados para sua correção/exclusão.
EIXO 3
Gênero e sexualidade: construção e desconstrução
Este eixo temático objetiva acolher reflexões historiográficas sobre os saberes psi, gênero e diversidade sexual, em suas múltiplas manifestações. Procura-se acolher tanto reflexões acerca dos diferentes processos normativos que incidiram sobre os gêneros e as sexualidades (inclusive no que diz respeito à patologização), quanto suas linhas de fuga e processos de resistência. São esperados também trabalhos que enfatizem e visibilizem o protagonismo feminino enquanto autoras de saberes e práticas em Psicologia, Psiquiatria e Psicanálise.
EIXO 4
Minorias Étnicas
Este eixo temático procura reunir trabalhos historiográficos que versem sobre a pouco explorada relação entre saberes psi, e as minorias étnicas, tais como, por exemplo, negros, indígenas e quilombolas. Esperam-se reflexões acerca da influência do racismo científico na constituição conceitual e epistêmica do campo psi (e suas permanências), bem como estudos que apontem o caráter colonial que permeou a apropriação da ciência europeia e estadunidense nos países “do Sul”.