O Encontro
Apresentação
5-6 nov 2020
Encontro Virtual
Em 2020, o vírus parou o tempo. Ou, ao menos, a forma usual que experimentamos (experimentávamos?) a temporalidade e a sociabilidade. Nestes tempos extremamente paradoxais – distanciados, mas (hiper)conectados; em suspenso, mas em vertiginosas e incertas transformações – discutimos angustiadamente sobre manter ou não o XIV Encontro Clio-Psyché e como fazê-lo: isto é, como migrar para as plataformas eletrônicas (nosso habitat mais frequente nestes dias) os encontros e trocas que (conforme entendemos) são o DNA dos Encontros Clio.
Decidimos que o Encontro deveria ocorrer, mantendo heroicamente sua periodicidade bienal, a fim de driblar a “paralisação do tempo” intentada pelos vírus (sobretudo aqueles que infectam as instituições políticas brasileiras).
Temos a alegria de receber o IV Congresso Brasileiro de História da Psicologia, tendo a Sociedade Brasileira de História da Psicologia (SBHP) como companheira na organização de nosso Encontro.
Assim, convidamos a todos os interessados em reflexões historiográficas dos saberes e práticas psi a estarem presentes no Clio XIV. Um encontro mais enxuto, certamente, mas que quer ser mais uma vez um espaço de trocas e conexões entre rostos (familiares e novos) por detrás das telas. Além de conferências e simpósios, teremos Sessões de Comunicações, organizadas em torno dos Eixos Temáticos do encontro.
Por fim, cabe um pequeno esclarecimento sobre as taxas de inscrições: bem menores do que o usual, praticamente simbólica, porém ainda sim necessárias para garantir ao nosso evento a mínima infraestrutura (em especial, certificados e anais para os trabalhos apresentados). No entanto, as inscrições poderão ser feitas conjuntamente à associação/renovação de anuidade da SBHP.