top of page

Eixos Temáticos

Eixo 1 - História da Psicologia, Modernidade e modernização
Este eixo busca lançar mão de temáticas do ideário modernista (como a antropofagia, a incorporação do outro para produção de algo novo) para pensar a História da Psicologia. Esperam-se trabalhos que abordem os temas centrais do Encontro,  como por exemplo  a Modernidade e os processos de modernização, tradicionalmente apontados como importantes vetores de constituição da Psicologia como ciência em diferentes contextos. Os trabalhos devem relacionar as dinâmicas de apropriação, indigenização e hibridismo presentes em tais contextos e atores locais, examinando os saberes psicológicos como localizados na fronteira entre “saber moderno” e “saber nativo”.

​
 

Eixo 2 - Histórias da formação e atuação profissional em Psicologia
Este eixo visa trazer contribuições a respeito do processo de formação e consolidação da profissão de psicólogo, em suas diferentes áreas de atuação. Esperam-se trabalhos que resgatem criticamente a construção dos diversos campos da psicologia, em sua práxis relacionada ao contexto político, econômico, cultural e social. Valoriza-se ainda contribuições e discussões sobre temas emergentes no campo da Psicologia, tais como estudos de gênero, raça, etnicidade, classe social, sexualidade. Também busca-se discutir o papel da Psicologia na formulação destes novos temas num contexto (político e cultural) pluralista desde perspectivas locais ou decoloniais, assim como narrativas históricas do tempo presente.
 

​

Eixo 3 - Histórias das teorias, objetos e práticas psicológicas
Este eixo visa discutir a construção histórica dos objetos,  métodos, técnicas e práticas  (disciplinares, científicas e/ou profissionais) do conhecimento psi (Psicologia, Psiquiatria e Psicanálise). Engloba trabalhos relacionados à história social, história intelectual ou história conceitual das ciências em diferentes períodos de tempo e locais. Neste sentido, objetiva-se produzir reflexões críticas acerca dos saberes e práticas psi que discutam a recepção, difusão e circulação do conhecimento psicológico em cenários socioculturais específicos. 

bottom of page